- Área: 1486 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Bruce Damonte
-
Fabricantes: Bohle
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tradicionalmente, os centros de tratamento de radiação são colocados no subsolo para acomodar os equipamentos pesados e para blindar a radiação. Estes espaços servem a um propósito muito funcional, e geralmente são privados de luz natural e serviços que apoiam as necessidades psicológicas e emocionais dos pacientes com câncer. Este projeto quis fugir disso, buscou-se criar um centro médico que leva seus serviços oncológicos de radiação para cima do solo e para a luz.
Nosso foco projetual se centrou nas distintas necessidades dos pacientes com câncer e seus esquemas de tratamento, que normalmente possuem seus procedimentos realizados cinco vezes por semana, de cinco a oito semanas consecutivas. Para aliviar o stress e a ansiedade que vem com o tratamento, potencializamos a luz natural, vistas à natureza e as cores interiores são calmantes para criar uma experiência relaxante e orientada para a natureza, lembrando mais um spa do que um centro de diagnóstico e tratamento. As três salas de tratamento estão no coração do edifício, fechadas por muros de concreto com três camadas de espessura. Uma cortina de vidro se estende através do muro inferior de cada habitação, com vista para um jardim Zen e um jardim vertical.
O edifício em si atua como uma porta de entrada ao novo campus. A fachada exterior de vidro melhora a forma escultórica do edifício e cria uma conexão entre interior e exterior com um padrão personalizado que reflete a paisagem circundante. A densidade do padrão do vidro varia para dar transparência quando desejado e privacidade quando seja necessário. Pela noite, o edifício emite uma luz que atua como um farol de esperança para todos aqueles afetados pelo câncer.